La Terapia de Segundo Nivel: Despertando la Conciencia y Transformando la Vida

PSICOTERAPIA DE SEGUNDO NÍVEL

A psicoterapia de segundo nível é definida como uma psicoterapia orientada para acompanhar a pessoa no seu caminho de abertura ao Essencial presente no seu interior e no mundo.

A sua vocação não é tanto curar situações patológicas ou doenças psíquicas ou físicas, mas facilitar o conhecimento, a aproximação e a transparência a nível consciente do Essencial presente em cada pessoa.

Esta psicoterapia oferece à pessoa uma nova visão de si mesma e da sua orientação no mundo, abrindo-a à experiência da Transcendência na vida quotidiana. Desta forma, favorece-se a experiência da Unidade com tudo o que existe, com o Uno, com o Todo e com a plenitude que dá maior sentido à vida.

É uma psicoterapia de carácter que une, mas transcende, o psíquico e o corporal, em que a pessoa é vista e tratada a partir da unidade corpo-mente-espírito. Não se trata apenas de uma nova técnica a acrescentar aos conhecimentos do terapeuta, mas de uma nova forma de compreender, viver e praticar a psicoterapia.

Para o conseguir, propõe-se um caminho de transformação pessoal profundo e muitas vezes perturbador.

Há uma rutura de paradigmas, que exige o desenraizamento de crenças profundamente enraizadas e para a qual são realizadas actividades ao nível do pensamento, da emoção e do corpo físico, que desmantelam os esquemas em que o guiado validou a sua vida até esse momento.

Para que este processo se realize, é necessário um certo tempo, razão pela qual a duração nunca é inferior a 3 a 4 anos.

A palavra terapia é aqui utilizada no seu sentido etimológico de “acompanhamento no caminho da saúde”, entendido no sentido mais profundo do termo.

Podemos então definir a terapia de segundo nível como o acompanhamento por um guia de uma pessoa para se tornar o “corpo” que ela é, para alcançar a verdadeira saúde, a evolução natural e a verdadeira sabedoria, que é libertar-se da prisão do ego.

Em que é que a terapia de segundo nível beneficia diretamente a pessoa?

Ter o privilégio de encontrar um guia ou professor para o caminho de toda a sua vida – conhecer-se melhor – compreender-se melhor – ser mais livre – viver com menos medo – fazer da vida uma obra de arte – dar e dar – partilhar – aprender a fundir-se com o outro sem medo ou restrição – deixar-se guiar – ser guiado ao seu próprio nível – sentir-se em paz consigo mesmo – maravilhar-se com a beleza do mundo – relacionar-se com o seu corpo físico de uma forma diferente – ser mais livre e espontâneo – estar em paz consigo mesmo – ser livre e espontâneo – ser livre e espontâneo – ser livre e espontâneo, estar no momento presente – sentir-se pleno – aprender constantemente – aprofundar a verdadeira Essência que somos – desenvolver todo o seu potencial no mundo – encontrar sentido no quotidiano – ser feliz.

Baseia-se na busca da libertação pessoal dos condicionamentos, programações e esquemas profundos e ilusões que mantêm a pessoa num nível de consciência sujeito ao medo e ao sofrimento.

A proposta terapêutica acompanha a pessoa a instalar-se no presente, a partir do qual o passado pode ser compreendido e desemaranhado e o futuro pode ser projetado de forma saudável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *